Gostou? Então espalha pra galera!

25 maio 2010

O [Ben]dito Papanicolau...

E lá eu estava, naquela fila, esperando minha vez. Fiquei olhando as mulheres que ali também estavam. Cada uma de uma idade, cada uma com sua personalidade, cada uma com seu jeito, e seus trejeitos...

E, pensando na pessoa que estava dentro da sala, ou seja, na profissional que iria receber  todas essas mulheres, comecei a imaginar: o que leva alguém a passar + ou - 5 anos em uma universidade, para depois seguir aquela profissão? Que profissão??? Essa aqui:  "Passar uma manhã inteira abrindo as 'xerecas' das mulheres". Para mim é uma coisa impensável!!! Não me vejo fazendo aquilo de jeito nenhum!!! No entanto, a verdade é essa: ainda bem que existe alguém disposta a fazer esse trabalho... rs

Explicando:
  • A fila que eu estava: A de um posto de saúde para realizar o Exame de Papanicolau.  
  • As mulheres que eu falei: As pacientes prestes a serem submetidas ao tal exame [inclusive eu, que era uma delas!]. 
  • A profissão: Enfermagem. 

E então, em uma fila de espera, você não tem muitas possibilidades de entreternimento.  Geralmente as revistas até quebram um galho nesse momento, porém, nem uma revista tinha no local! E já que não tinha nada para fazer, fiquei olhando para aquelas mulheres todas e imaginando um monte de coisas... Tipo: E se alguma delas não tivesse tomado banho antes de se submeter ao exame? E se tivesse alguma com uma "infecção daquelas"? Affyy... Prefiro nem imaginar! rsrsrs,,,

Bom, mas para quem não sabe [talvez alguns integrantes da turma masculina que, por ventura, visita o blog], Papanicolau é um exame que toda mulher deve fazer obrigatoriamente, um vez por ano, para checar e preservar sua saúde íntima. Falando em termos médicos,
O exame de Papanicolau verifica alterações nas células do colo do útero. O colo do útero é a parte mais baixa do útero que o liga à vagina. Outros nomes para o exame de Papanicolau são Citologia Oncótica ou Preventivo. Ele serve para se verificar alterações nas células cervicais. Estas alterações que podem ser detectadas são chamadas de displasia cervical e podem se transformar em câncer se não foram detectadas e tratadas.

O  Papanicolau também pode detectar infecções viróticas no colo do útero, como por exemplo verrugas genitais e herpes, e infecções vaginais tais como as causadas por fungos ou por trichonomas. Algumas vezes, o teste pode dar informações sobre seus hormônios, principalmente progesterona e estrogênio.[Fonte: + boa saúde]


Bom, então é isso aí. Preciso dizer que é um exame imprescindível para a mulher, mas, se não fosse assim tão importante, nenhuma mulher o faria, porque ele é simplesmente terrível.

Porém, como já falei, eu fui fazê-lo hoje. Não tinha jeito. Já fazia um ano que eu tinha feito, e com saúde não se brinca. Agora, que é terrível, isso é. Você ficar de perna aberta para uma pessoa que nunca viu, mostrando todas as "suas vergonhas", como dizia Pero Vaz de Caminha, e ainda mais, sem demonstrar vergonha nenhuma! Sim, daquele jeito, naquela situação [e posição], você tem que fingir que nada está acontecendo e relaxar para que o 'ferrinho' que a enfermeira utiliza para abrir sua 'perseguida', deslize sem causar incômodo e dor! Quase impossível! Porém, realizável, felizmente [para nossa saúde, meninas!].

Outro dia eu estava lendo um texto no Blog da Mari [Tic Tac das Letras] que falava sobre a depilação na virilha. Alguém conta nesse texto, o quão constrangedor e doloroso pode ser esse momento!  Porém, acho que apesar da dor da depilação, e com todo o constrangimento que ela possa causar,  nada é mais constrangedor para a mulher do que esse exame de papanicolau!!!

No entanto, o objetivo dele é nobre, temos que reconhecer. Por isso, mulheres, vamos deixar a timidez em casa, e vamos sim fazer o [bendito]  papanicolau! Tudo vale a pena, se é para nosso bem estar!

Por Beth Amorim

0 mil pitacos!:

Não Seja Egoísta! Compartilhe!