Gostou? Então espalha pra galera!

20 abril 2010

Um vulcão chamado VESÚVIO.


Sei que o assunto da semana é um outro vulcão! Foi um dos temas mais comentados esses últimos dias! O caos aéreo na Europa, provocado pelas cinzas de um vulcão na Islândia  (cujo nome é Eyjafjallajoekull) foi realmente impressionante!!!

 Vesúvio

Porém, há muitos e muitos anos atrás, um outro vulcão também chamou atenção em uma determinada época: O Vesúvio. Em uma de suas terríveis erupções, vitimou uma cidade inteira, e alguns povoados próximos, tendo sido responsável pela morte instantânea de 10 a 25 mil pessoas que lá moravam. A cidade era Pompéia,  na Itália, e a época em questão, o dia 24 de agosto de 79 d.C.

A cidade e o povoado vizinho de Herculano foram cobertos por uma mistura de lava, pedras e cinzas. Pompéia foi como que "congelada" no tempo. A quantidade de cinzas e rocha vulcânicas expelidas pelo Vesúvio foi tamanha que os residentes e os animais da cidade foram mortos instantaneamente.


A cidade virou um grande e precioso sítio arqueológico. Os corpos das vítimas passaram a ser encontrados praticamentes intactos, em alguns casos, como se fossem estátuas. 


Elas se espalharam pelos museus do mundo, e agora serão reunidas numa exposição, em um antiquário próximo a esse sítio arqueológico. Todas juntas. Algo inédito!



Alguns corpos revelam detalhes impressionantes. Em uma cabeça, é possível ver a dobra do lenço usado para proteger o rosto das cinzas!


Os arqueólogos encontraram 1.150 corpos em Pompéia, mas muitos deles estavam danificados demais para serem preservados. 


Pelo menos um terço da cidade ainda não foi escavada. O processo de escavação e preservação dos corpos em gesso vem ocorrendo desde o século 19.
Desde o ano de 1944 o Vesúvio não entra em erupção, apesar de ter ficado ativo no ano de 1968 sem expelir lava. Os documentos históricos da tragédia de 79 revelam que tudo aconteceu num tempo relativamente curto. A erupção começou às 13 horas do dia 24 de agosto, quando o vulcão expeliu uma enorme quantidade de fumaça muito quente, e doze horas depois ele já teria matado centenas de pessoas.


 Por Beth Amorim

1 mil pitacos!:

Alfredo gomes disse...

Realmente é imprecionante ver de perto as ruinas da cidade antiga de pompeia, é uma volta ao passado, estive la 13 de novembro de 2011 e foi incrivel ver de perto tudo isso.

Não Seja Egoísta! Compartilhe!