Gostou? Então espalha pra galera!

13 abril 2010

13 de Abril: Dia do Beijo!



 Uns o consideram o termômetro do amor... Outros, o primeiro gesto de intimidade entre o casal. Alguns dizem até que se o beijo não combinar, pode esquecer a pessoa, que o resto também não combina...!

Bom, apesar de ser algo bem praticado pelos casais apaixonados, o beijo pode existir entre amigos, familiares.... Lógico, cada um sendo de um tipo e com um significado diferente. No Latim, beijo significa toque dos lábios. Na cultura ocidental, ele é considerado gesto de afeição. Entre amigos, é utilizado como cumprimento ou despedida; entre amantes e apaixonados, como prova da paixão.

  • Conheça um pouco mais sobre a História do Beijo:

Os mais antigos relatos sobre o beijo remontam a 2.500 a.C., nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia. Diz-se que na Suméria, antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses. Na Antiguidade também era comum, para gregos e romanos, o beijo entre guerreiros no retorno dos combates.

Era uma espécie de prova de reconhecimento. Aliás, os gregos adoravam beijar. Mas foram os romanos que difundiram a prática. Os imperadores permitiam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, e os menos importantes as mãos. Os súditos podiam beijar apenas os pés. Eles tinham três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes.
Antigamente o beijo era utilizado de várias formas e com infinitos significados. Na Idade Média o beijo na boca representava uma espécie de contrato entre o senhor feudal e o vassalo (Era tipo “dou minha palavra”). 
Na Escócia, era costume o padre beijar os lábios da noiva ao final da cerimônia. Acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa benção. Já na festa, a noiva deveria beijar todos os homens na boca, em troca de dinheiro. Na  Rússia , uma das mais altas formas de reconhecimento oficial era o beijo do czar.

No Século XV, os nobres franceses podiam beijar qualquer mulher. Na  Ítália, entretanto, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente.

É também um sinal de reverência, ao se beijar, por exemplo, o anel do Papa ou de membros da alta hierarquia da Igreja. No Brasil, D. João VI introduziu a cerimônia do beija-mão: em determinados dias o acesso ao Paço Imperial era liberado a todos que desejassem apresentar alguma reivindicação ao monarca. Em sinal de respeito, tanto os nobres, como as pessoas mais simples, até mesmo os escravos, beijavam-lhe a mão direita antes de fazer seu pedido. Esse hábito foi mantido por D. Pedro I e por D. Pedro II.
  • Curiosidades:

- Durante o beijo você movimenta 29 músculos, dos quais 17 são da língua.
- Os batimentos cardíacos aceleram, vão de 60 a 150, fazendo uma espécie de exercício para coração.
- Um beijo caprichado gasta em média 12 calorias.

  • Tipos de Beijos:

Esquimó – esfrega a ponta do nariz no nariz do seu parceiro (a).



Borboleta – com os cílios.



Francês – é o tradicional beijo de língua.



Estalado - é aquele dado na bochecha.













Cinematográfico – é o chamado beijo técnico, não envolve emoção.









Arrepio – é aquele dado na orelha.












Titanic – é aquele que ocorre grande troca de salivas.











Conde Drácula – é aquele que se estende até o pescoço.



Amigos – é o de selinho, onde os amigos encostam os lábios delicadamente e de forma carinhosa, fazendo bico e durando alguns segundos.












Perigo:
Se você é daquele tipo de pessoa adepta do tal “ficar” (agarra uma ou mais pessoas em um só dia), corre o risco de adquirir certas doenças, entre elas a mais conhecida é a herpes. Então, tome cuidado e escolha bem a boca antes de beijar.


Fonte: Equipe Brasil.com / Wikipédia


0 mil pitacos!:

Não Seja Egoísta! Compartilhe!