Gostou? Então espalha pra galera!

26 outubro 2009

Sobre Intuição

Ontem tive uma conversa com uma pessoa, que por sinal, estimo muito, sobre esse tema: INTUIÇÃO. Confessei a essa pessoa que às vezes sentia umas coisas diferentes que se apoderavam de mim, sem que eu entendesse nem pudesse controlar... Tive essas sensações nesse fim de semana...
Sábado passei o dia me sentindo meio triste. Chorei e me emocionei com coisas facilmente. À noite, senti mais uma vez vontade de chorar. Entretanto, não tinha motivo aparente para isso. Apenas me veio a vontade.
Domingo, [no caso, ontem] passei o dia esquisita, meio apática. Mesmo assim, "cumpri" os programas sociais combinados, o que me distraiu um pouco mais dessa "coisa estranha" que eu estava sentindo. E à noite, me veio a tristeza novamente. Quase perto da hora de ir domir, resolvi entrar na internet para ver ou procurar alguma coisa (nem lembro mais o que era, mas algo me chamou para lá). E qual não foi minha surpresa, quando ao ver o orkut de uma amiga querida, soube da morte do enteado dela. Fiquei sem acreditar. Uma morte trágica, ocorrida no sábado, de uma pessoa que eu conhecia e que era filho desse casal, por quem sinto um grande apreço.
E aí, me veio a dúvida: será que essa tristeza todinha tinha alguma coisa haver com esse fato?

Querem sinceridade??? Não obtive resposta para essa pergunta, porque, na verdade, não intui ou pressenti morte de ninguém, mas senti a tristeza antecipada do falecimento de alguém que conheci. A tristeza de seus familiares. A tristeza de seus amigos. Não tive como não ligar uma coisa com a outra... Isso porque já me aconteceram coisas desse tipo diversas vezes...
Agora, volto à conversa que me inspirou a escrever esse post.... Aquela pessoa que eu citei bem lá no início desse texto, me ouviu e me disse que não é normal sentir essas coisas. E por saber que eu tento buscar explicação racional para tudo, me perguntou se "a ciência" explicaria fatos dessa natureza... Eu respondi que não sabia. Alguns chamam de intuição, isso que constantemente eu sinto. Mas afinal, o que é intuição?
Bem, para saber um pouco mais sobre o assunto, fiz uma pesquisa. E o resultado dessa pesquisa, publicarei diariamente aqui no blog, a partir de amanhã. Encontrei um site bem interessante que dialoga a respeito do tema, livrando-o de crenças, superstições e religiões. No entanto, é um tema complicado. Nem todos conseguem compreendê-lo pela lógica da razão. Então, esses textos ensinarão basicamente isso: "Como entender a intuição, usando métodos racionais, e até mesmo científicos".
Não sei se isso irá ajudar alguém. O que posso dizer, é que me possibilitou entender um pouco mais sobre o assunto, e veio confirmar alguns pressupostos que eu já imaginava...

Beth Amorim


0 mil pitacos!:

Não Seja Egoísta! Compartilhe!