Gostou? Então espalha pra galera!

08 março 2009

Caatinga: genuinamente nossa!!

Sempre que viajo, ou vou a zona rural, fico prestando atenção na nossa vegetação: a Caatinga. Muitos a acham feia, sem graça, sem ter muito o que olhar... Eu não. A Admiro. Encontro nela, beleza que não há em lugar algum do mundo.


Ela transforma-se... Na estiagem, fica acinzentada, seca, parece que está morta... No período de chuvas, ela desabrocha, e suas espécies únicas reavivam-se. O verde toma conta... [É meio mutante igual a mim!]

Pouca gente sabe, mas a Caatinga (do Tupi-Guarani: caa (mata) + tinga (branca) = mata branca) é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Além disso, a caatinga ocupa uma área de cerca de 734.478 km², cerca de 11% do território nacional englobando de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba,Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e parte do Norte de Minas Gerais (Sudeste do Brasil).

Porém, este patrimônio encontra-se ameaçado. A Caatinga é uma das regiões semi-áridas mais populosas do mundo. O sistema vem sofrendo historicamente drásticas modificações devido às ações humanaso. A exploração feita de forma extrativista pela população local, desde a ocupação do semi-árido, tem levado a uma rápida degradação ambiental.
Segundo estimativas, cerca de 70% da caatinga já se encontra alterada pelo homem, e somente 0,28% de sua área encontra-se protegida em unidades de conservação. Estes números conferem à caatinga a condição de ecossistema menos preservado e um dos mais degradados.

É uma pena, mas inúmeras espécies vegetais e animais já encontram-se em extinção. Poucos têm a consciência do valor que a nossa caatinga tem. Há desprezo, descaso, e inércia por parte dos habitantes locais e de alguns órgãos responsáveis. Infelizmente.



Para saber mais: Associação Caatinga (http://www.acaatinga.org.br/index.php)


Beth Amorim... em momento ambientalista!

0 mil pitacos!:

Não Seja Egoísta! Compartilhe!